Rua Hidelgardo de Noronha, 839 | Alto - Teresópolis RJ | (21) 2642-4736 • 2642-1246

Teresópolis

Com uma grande quantidade de áreas verdes, a cidade de Teresópolis está localizada na Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens, rios, cascatas, rica flora e fauna, sendo muitos desses espécimes pertencentes à Floresta Atlântica. Teresópolis - "Cidade de Teresa" - é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. Aqui a família imperial, profundamente encantada com as belezas naturais e com o clima desta bela região serrana, vinha freqüentemente em visitas e períodos de férias e descanso. Entretanto, as origens de Teresópolis retrocedem à primeira metade do século XIX.

A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra e a Cascata do Imbuí, porém a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português, de origem inglesa, George March aqui adquiriu uma grande gleba, transformando-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde hoje se encontra o Bairro do Alto.

A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant'Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à Província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura e pecuária, bem como o veraneio na região.

Paraíso dos alpinistas e montanhistas, o mais famoso dos picos da cidade é o Dedo de Deus, literalmente apontando para o céu com 1.692m de altitude; depois, vem a formação conhecida como Verruga do Frade, com uma altitude de 1.980m; em seguida está a Pedra do Sino com 2.263m. Temos ainda a Agulha do Diabo, com 2.050 m de altitude e, por fim, o Dedo de Nossa Senhora com seus 1.320 m. Por tudo isso, a região é a preferida dos alpinistas e está cheia de escolas e instrutores para os iniciantes neste esporte. Os mais ousados e experientes gostam de encarar a travessia Teresópolis - Petrópolis, uma jornada de 42 quilômetros atravessando a mata e as montanhas da região.

Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, localizado nos fundos da Baía de Guanabara, e que passavam por Petrópolis, tinham esta região como ponto estratégico para repouso. Só mais tarde, bem mais tarde, o fluxo foi modificado para o sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária entre o Rio e Teresópolis, em 1959. Lentamente, o povoado foi-se desenvolvendo, passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.

Somente em 6 de julho de 1891, através do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, tendo o seu território sido desmembrado do município de Magé. Desde então, Teresópolis continua atraindo, cada vez mais, milhares de visitantes e novos moradores que, como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais.



Veja também

Acomodações
Conheça nossas acomodações >>
Localização
Saiba onde nos encontrar>>
Teresópolis
Conheça nossa cidade >>
A pousada Chez Moi
Veja um pouco sobre nossa pousada >>

Chez Moi
  • Endereço:
    Rua Hildegardo de Noronha, 839 - Alto | Teresópolis - RJ
  • Telefone:
    (21) 2642-1246
  • E-mail:
    atendimento@chezmoipousada.com.br

Copyright 2010 - chezmoipousada.com.br | Todos os direitos são reservados